top of page
  • Foto do escritorSergio Panizza

Coronavírus e a importância da soberania na produção e distribuição de medicamentos

Atualizado: 22 de mar. de 2023

A epidemia da covid-19 evidenciou as consequências dos impactos de eventos sobre a capacidade produtiva da China e na exportação de matérias-primas para as empresas produtoras na Índia.


O alerta, conforme artigo de autoria de Jorge Bermudez e Fabius Leineweber, pesquisadores da área de medicamentos Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), foi dado nos países centrais e na Índia.


No Brasil, o setor farmacêutico é dependente da importação de insumos e intermediários e também de produto acabado. A dependência externa de matéria-prima chega a 90%, principalmente proveniente da Índia, China e Alemanha. É fundamental estruturar e coordenar a cadeia de fornecimento, a capacidade produtiva pública e privada, o fortalecimento do SUS.


Os profissionais e instituições parceiras do portal Fitoterapia (www.fitoterapia.com.br) buscam constantemente matérias, artigos e notícias que acrescentem conhecimento relacionado à Fitoterapia e afins.


Veja matéria completa aqui.


Fonte: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, citado pelo Conselho Nacional de Saúde.


15 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page